sexta-feira, 3 de abril de 2009

Deus para que?

Mediante a conjuntura em que vivemos no nosso dia-a-dia: dificuldades, desilusões, frustrações, “crise”… o comportamento humano tende a encontrar em Deus o abraço reconfortante. Ou seja, dá a Deus a função de preencher esse “buraco” deixado por aquilo que de mal acontece.
Dependendo do tempo e do espaço em que um ser humano vive este vai acreditar no seu respectivo Deus (a maior parte da sociedade o faz, aparecendo, ainda assim cada vez mais ateístas e agnósticos).

Apresento o raciocínio que o Biólogo Richard Dawkins para explicar o que disse em cima:
Se vivêssemos na época do império grego iríamos acreditar em Zeus.
Se vivêssemos nessa mesma época na Escandinávia iríamos acreditar em Thor.
Já se vivêssemos hoje na Argélia iríamos acreditar em Alá.
Na África Subsariana crê-se no Grande Juju da Montanha
Em Portugal, segundo o antigo testamento acreditaríamos em Javé.
Hoje, acreditamos em Deus, ou não…

Uma irónica conclusão a que se pode chegar é que a sociedade é em larga escala ateia, e nem se quer se apercebe disso!
Os crentes em Deus são ateus em relação a Zeus e Thor. Os crentes do Grande JuJu da Montanha são ateus ao Deus Abraãmico (Judeus; Cristãos e Muçulmanos), etc…
Praticamente todo o mundo é ateu em relação ao Monstro do Esparguete Voador. Esta religião é relativamente nova, pelo que apenas uma ínfima parte da população mundial a conhece. Era justo que toda a Humanidade que não venerasse este Deus passasse a eternidade no inferno só por não saber da sua existência?

...Portanto, Deus para que?

Para buscar bons modelos de vida, boa ética?
Mas a bíblia esta cheia de barbaridades, mortes assassínios estupro. . Sim, em certas partes fala-se de amor e jardins verdejantes com borboletas a esvoaçar energicamente. Mas se vamos então seleccionar na bíblia o que de lindo há, podemos fazer melhor e ir procurar a outros livros ou nem sequer de livros precisamos. Os nossos pais e familiares, o nosso comportamento inato de fazer o bem, o nosso senso comum! Precisaram de ler a Bíblia para amar os vossos Pais? Não, Até porque a maioria dos crentes não lê os respectivos livros sagrados! Daí a inutilidade deles!

E se estás a adorar o Deus errado?
Normalmente os crentes adaptam as características que no seu entender acham que são as mais eticamente correctas ao seu Deus. Quando se põe em causa algo do género:
- "Mas o Deus Bíblico é ciumento..."
O crente responde:
- Mas o Deus em que acredito não e assim...
Logo esta a personalizá-lo.
Resumindo, como este crente há mais milhares que o fazem. Milhares de interpretações e personalizações dos Deuses é igual a Milhares de Deuses diferentes, logo cada personalização resulta num Deus singular, igual à imagem criada pelo crente... Assim se cada um tem o seu Deus na sua mente, personalizado a sua maneira, mais uma vez questiono...


Deus para que?!


“It is very easy to wake someone who is asleep, but very difficult to wake someone who is pretending to sleep.”

7 comentários:

  1. Brilhante my friend.

    I'm so proud... :.x

    beijinhooo*

    íris

    ResponderEliminar
  2. A terra era um “prato” até se dar a volta a ela… A noite era escura e fria até se descobrir o fogo… a TVI era a estação com um share inferior ao da RTP até explorar o sensacionalismo! E mais, e mais, e mais… Não… não estás a denunciar nada! Será? Será que ELE existe? Não sei... Acredito sim! Acredito porque a sociedade o assim quis, acredito porque agora estou convicto do meu pensamento! Não… Para muitas perguntas não sei resposta! Para que? Não há solução para tudo, nem todas as respostas satisfazem! Atenção… Não vivo ignorante no meu mundo! Vivo no meu interior exteriorizado! As minhas convicções são só minhas… Dúvidas… quem não as tem! Mas a quem pedes auxilio quando em teu redor não encontras “a mão” que te dá amparo? A grande mão de Deus! O pilar que sustenta toda uma sociedade! Humankind needs hope to survive! Deus para quê? Deus para idealizar e reunir tudo que de bom há…

    Fil


    Para crermos na existência de Deus é necessário aceitarmos a Bíblia como regra de fé e crer pela fé em seus ensinos e isso não é fácil para os “sábios” porque eles sabem demais e tornam-se materialistas crendo só no que se vê e se apalpa.
    Em Mateus 11:25 Jesus Cristo disse; as coisas de Deus foram ocultadas aos “sábios e entendidos” e reveladas aos pequeninos (aos humildes que crêem pela fé).

    Pr. Ismar Vieira Malta

    ResponderEliminar
  3. Caro Fil

    As situações que enumeras no inicio do teu discurso foram descobertas devido à imposição de questoes do genero: Será que a Terra é mesmo plana? ou Como controlaremos o fogo?
    E a partir das questoes ao longo dos tempos, encontrámos as respostas!
    Se viajassemos no tempo e mostrassemos um isqueiro a um ser humano da idade da pedra iria ficar surpreendido, provavelmente chamaria-te de Deus!
    Se podemos questionar o mundo, o cosmos, a politica, a sociedade e o ateamento do fogo, porque nao podemos questionar Deus?!

    "Para muitas perguntas não sei resposta! Para que?"
    Nao sabemos responder a tudo, nem com a ajuda da ciencia, verdade. Mas não achas que devemos de a buscar e rebuscar? eu acho que sim, e, hoje em dia, a maior parte das evidencias apontam para que Deus nao exista.

    Quanto a questao de deus existir, tu dizes que acreditas, eu prefiro dizer que acho muito pouco provavel ele existir.
    Pra mim deus cria nada mais que uma situaçao cumulativa.
    Ou seja, com a resposta - Deus - so encontro mais duvidas, ele nao me consegue responder as minhas questoes.
    Já reparaste na imensa diversidade de vida existente na terra? cada ser-vivo é constituido por de milhoes pequenas celulas, em interacção umas com as outras. Achas provavel um ser superior conseguir controlar tudo isto? Esse Ser tinha de ser muitissimo complexo! E quem criou este ser? - Daí a acumulação de questoes que a resposta - Deus - traz.



    Ao senhor Padre Ismar Vieira Malta,

    Já que gosta tanto da biblia sagrada, cite tambem o livro de Genesis,a historia de Sodoma e Gomorra, o Dilúvio, Levítico entre outros.sem duvida que e bom para o ensino da nossa sociedade!


    "as coisas de Deus foram ocultadas aos “sábios e entendidos” e reveladas aos pequeninos (aos humildes que crêem pela fé)"

    -Ou seja, Deus só fala para quem humildemente crê nele, os que duvidam e questionam e querem alargar os seus conhecimentos estao condenados a nao ser dignos do mesmo Deus?

    ResponderEliminar
  4. Muito bom, grande Tino.

    Vou fazer um comentário/acréscimo no que dizes sobre a bíblia, cheia de atrocidades e histórias de borboletas:
    Se precisamos de usar nosso bom senso e moral pra perceber o que é bom e o que é mal na bíblia, é por que não precisamos dela como guia moral, como apregoam os cristãos...
    Como te disse certa vez, se eu quiser ensinar crianças sobre moral e bons valores, mais vale dar-lhes livros com histórias infantis, das que crescemos ouvindo. Lá também há bondade e maldade, mas a diferença é que aquilo não é ensinado como sendo a verdade suprema, e nem veremos o personagem central da história se dizendo bom, cheio de amor e perdão e mandando dizimar nações inteiras...

    "Se mais cristãos lessem a Bíblia, haveria menos cristãos". (Derek W. Clayton)

    Belo exemplo de como os cristãos espalham seu amor:
    http://www.youtube.com/watch?v=miULdI-qocg&feature=player_embedded

    Ainda temos de aguentar a igreja excomungando médicos que fizeram um aborto numa menina de 9 anos grávida de gêmeos para salvar-lhe a vida, mas não excomungam o estuprador. Assim como não excomungaram os Bispos Nazistas seguidores de Monsenhor Lefebvre e que negam o holocausto. Temos de aguentar também um Papa distorcendo fatos científicos pra promover a disseminação da SIDA pelo mundo...

    Abraço

    Marcelo Ruas

    ResponderEliminar
  5. Prezado pr. Ismar Vieira Malta, Jesus Cristo fundou a Igreja católica apostólica romana. A propósito, acho que o senhor foi batizado nela, mas, infelizmente, deixou-a. Até a reforma protestante, não havia outro tipo de cristianismo fora do catolicismo. Desafortunadamente, o pe. Lutero suscitou o rompimento com a veradeira Igreja, com a criação de inúmeras seitas. Só na Igreja católica, fundada por Jesus, encontra-se a plenitude dos meios de salvação. Os sacramentos, mormente a eucaristia, são presentes magníficos de Deus, só encontráveis e legitimamente administrados pela Igreja católica, que conta com a sucessão apostólica: o papa é sucessor de são Pedro, que foi bispo de Roma e os outros bispos são sucessores dos apóstolos.

    ResponderEliminar
  6. Respondendo ao anonimo.

    De Constantino para cá, a igreja católica deixou os ensinos bíblicos para usar seus próprios meios e se fez necessário a reforma porque a Salvação das almas não está em placa de igreja, mas sim na fidelidade aos ensinos de Cristo que é a Bíblia Sagrada. Tanto é que os ensinos da Bíblia ordena que o bispo seja casado e a igreja católica usa o celibato.

    Resposta ao Tino

    Aconselho que procure no site www.advarzeapta.com.br em estudos e mensagens, e também a apostila "Do Arrebatamento ao Juízo Final" que nessas páginas tratamos o assunto desde a criação, passando por Sodoma e Gomorra e demais assuntos. Na Bíblia se crê pela fé e não por pensamentos.

    ResponderEliminar
  7. Olá pastor Ismar, estava pesquisando na net sobre a verdadeira igreja De Cristo na terra e me deparei com seu artigo...e achei interessante, pois sempre que oro a Deus por saber a verdade sempre em meu entendimento bíblico chega ao mesmo que li sobre o que o Senhor escreveu...Nossa fiquei surpresa...faz 21 anos que busco a verdadeira igreja já passei por quase todas e não consegui me firmar em nenhuma...as vezes choro e pergunto a Deus por que sou assim...Vou a uma igreja oro pergunto se eles estão ensinado pelo Espírito Santo e acaba que, não fico na igreja...nossa fico tão confusa e as pessoas aqui em minha cidade fazem críticas por eu ser assim..somente queria servir a Deus,por isso busco a verdade...Bem agradeço a Deus por sua vida e seus ensinamentos, Que a paz do Senhor Jesus sempre possa conduzir o Senhor pelo caminho certo levando consigo muitas ovelhas,Amém

    ResponderEliminar